Comercialização, instalação e manutenção de todos os equipamentos de segurança contra incêndios.
A Área Aprovada dispõe de um gabinete técnico e de projetos com especialistas na da eletrónica e na área da Segurança e Proteção Civil.
â
Gabinete de projetos:
Projetos de Segurança
Medidas de Autoproteção
â
Gabinete técnico:
Dispõe de técnicos certificados para a manutenção, assistência e instalação de Equipamentos de segurança contra incêndios:
a) Portas e envidraçados resistentes ao fogo e ao fumo, e seus acessórios
b) Sistemas de compartimentação e revestimentos contra incêndio
c) Sistemas automáticos e dispositivos autónomos de deteção de incêndio e gases
d) Sistemas e dispositivos de controlo de fumo
e) Extintores
f) Sistemas de extinção por água
g) Sistemas de extinção automática por agentes distintos da água e água nebulizada
h) Sinalização de segurança
â
â
a) Portas e envidraçados resistentes ao fogo e ao fumo, e seus acessórios
â
Portas com Barra antipânico
Portas com dispositivo mecânico instalado que permita, em caso de evacuação de emergência, a sua fácil abertura por mera pressão do corpo do utilizador, sem necessidade de uso das mãos.
â
â
â
â
â
â
â
c) Sistema automático de deteção e alarme de incêndio
Sistema de alarme constituído por central de sinalização e comando, detetores automáticos de incêndio, botões para acionamento manual do alarme e meios difusores de alarme. Este sistema, numa situação de alarme de incêndios, também pode desencadear automaticamente outras ações, nomeadamente o alerta e o comando de dispositivos, sistemas ou equipamentos.
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
d) Sistemas e dispositivos de controlo de fumo
â
- Instalação de desenfumagem passiva;
- Instalação de desenfumagem ativa;
- Controlo Sobrepressão;
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
e) Extintor de incêndio
Aparelho contendo um agente extintor que pode ser descarregado sobre um incêndio por ação de uma pressão interna. Deve estar em conformidade com as NP EN 3, NP EN 1866 e NP 4413
â
â
â
â
f) Sistemas de extinção por água
â
Carretel de incêndio armado ou boca-de-incêndio tipo carretel
Boca-de-incêndio armada cuja mangueira é semirrígida e está enrolada num suporte tipo carretel (Figura 8). Deve estar em conformidade com a NP EN 671-1. Trata-se de um meio de primeira intervenção em caso de incêndio.
â
â
â
â
â
â
â
Grupo hidropressor
Conjunto de bombas, respetivos comandos e dispositivos de monitorização destinados a fornecer o caudal e pressão adequados a uma instalação hidráulica para combate a incêndios;
â
â
â
â
â
Hidrante
Equipamento permanentemente ligado a uma tubagem de distribuição de água à pressão, dispondo de órgãos de comando e uma ou mais saídas, destinado à extinção de incêndios ou ao reabastecimento de veículos de combate a incêndios. Os hidrantes podem ser de dois tipos: marco de incêndio ou boca-de-incêndio (de parede ou de pavimento).
g) Sistema fixo de extinção
Sistema fixo constituído por uma reserva adequada de agente extintor ligada permanentemente a um ou mais difusores fixos, pelos quais é projetado, manual ou automaticamente, o agente extintor para a extinção de um incêndio.
â
â
â
â
â
â
â
â
â
h) Sinalização de segurança
â
Planta de Emergência
Peça desenhada esquemática, referente a um dado espaço com a representação dos caminhos de evacuação e dos meios a utilizar em caso de incêndio, contendo ainda as instruções gerais de segurança aplicáveis a esse espaço. Deve estar conforme a NP 4386
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
Legislação Aplicável:
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
A concretização destas responsabilidades é efetuada no Capítulo IV do Regime Jurídico de Segurança contra Incêndio em Edifícios, através da definição do processo contraordenacional aplicável à segurança contra incêndios em edifícios, cujo resumo se apresenta no quadro abaixo:
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â
â